Entre 22 e 26 de outubro de 2024, a iniciativa Médicos pelo Clima, liderada pelo Instituto Ar, participou do 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado em Florianópolis. A presença no evento teve como objetivo ampliar a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e da poluição atmosférica na saúde infantil.
A participação marcou um momento especial para a iniciativa: o lançamento oficial do Programa Saúde e Clima na Infância, voltado a aprofundar ações de proteção da saúde das crianças frente aos desafios climáticos. O congresso contou com duas frentes principais de atuação: um espaço de engajamento e informação no estande da iniciativa e atividades acadêmicas na programação do evento.
No estande, a equipe dialogou com profissionais de saúde sobre como a qualidade do ar e as mudanças climáticas afetam o desenvolvimento infantil e podem contribuir para o aumento de condições respiratórias e outras doenças. O evento reuniu cerca de 5.500 participantes, majoritariamente profissionais de saúde, além de equipe dedicada, alcançando aproximadamente 7.000 pessoas impactadas pela ação.
A programação acadêmica também teve papel central. No Simpósio Pré-Congresso, a iniciativa participou do curso de Saúde Ambiental com uma aula dedicada aos impactos da poluição atmosférica indoor na saúde humana. Além disso, a Dra. Evangelina Araújo, embaixadora da iniciativa, apresentou a palestra “Mudanças climáticas: a maior ameaça à saúde global”, destacando como as alterações climáticas intensificam ameaças à saúde infantil e defendendo a mobilização de profissionais de saúde para enfrentar esse desafio.
Foram mais de 430 cartilhas distribuídas, mais de 3.300 marca-páginas entregues ao público, mais de 1.000 adesivos temáticos, mais de 1.000 fotos de participantes ao lado da escultura Pulmão Limpo e 14 entrevistas realizadas sobre temas como mudanças climáticas, saúde infantil, saúde indígena, arboviroses, alergias e doenças respiratórias.
Para o Instituto Ar, a parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria reforçou a importância de envolver pediatras na agenda climática. Crianças estão entre os grupos mais vulneráveis aos impactos da poluição e dos eventos climáticos extremos, o que torna a atuação preventiva e educativa uma prioridade para proteger as futuras gerações.



