Instituto Saúde e Sustentabilidade é agora Instituto Ar
2023-06-08 13:46
Instituto Saúde e Sustentabilidade é agora Instituto Ar
Tempo de mudança
Idealizado pela médica e pesquisadora Dra. Evangelina Araujo e fundado em 2008, com o apoio de uma rede de profissionais, da universidade e do mercado, o Instituto Saúde e Sustentabilidade se estabeleceu com a proposta inédita de integrar a saúde ao debate público ambiental.
Com foco em apoiar políticas de mitigação dos impactos dos processos de urbanização na saúde e qualidade de vida das populações, produziu resultados expressivos ao longo destes 15 anos.
Criou e ampliou a Virada da Saúde, publicou mais de quinze estudos inéditos de alta repercussão, estabeleceu-se como fonte para a imprensa, incidiu em políticas públicas relevantes e mobilizou campanhas de conscientização. Com isso, sua atuação foi consolidada, com especial visibilidade na temática de poluição atmosférica. Destaque da instituição, foi o que deu visibilidade nacional ao ISS, que tornou-se referência no tema de impactos das emissões atmosféricas na saúde humana.
Desta maneira, visando a inauguração de novas frentes de atuação e com a possibilidade de expandir a visibilidade da causa, o ISS passa em 2023 por uma mudança que alinha sua atuação às necessidades do mundo contemporâneo.
Hoje, é impossível falar em poluição do ar e saúde sem abordar a questão climática. Sendo considerada a principal urgência global na atualidade, é ainda mais relevante para o Brasil, país referência para o mundo quando o assunto é meio ambiente.
É nesse sentido que o Instituto Saúde e Sustentabilidade anuncia uma nova fase, que valoriza sua história e abre caminhos para novas oportunidades. Seu novo posicionamento coloca foco na relação entre o ar e a saúde, o clima e a poluição, traduzindo de uma melhor forma o trabalho já fortemente estabelecido.
Assim, o Instituto Saúde e Sustentabilidade agora é Instituto Ar.