MPAL - Blog Acompanhe
Nossas ações

Uma atmosfera: integrando clima e qualidade do ar para maximizar benefícios à saúde

A abordagem "Uma Atmosfera" foi o centro das discussões sobre política climática e qualidade do ar na Climate and Clean Air Conference 2025, organizada pela CCAC, UNEP em Brasília. Participamos desse encontro como Médicos pelo Ar Limpo, reforçando a necessidade urgente de tratar essas questões de forma integrada para proteger a saúde humana e o meio ambiente. A interconexão entre mudança climática e poluição do ar não pode ser ignorada: ao combater simultaneamente as emissões de gases de efeito estufa e os poluentes atmosféricos, maximizamos os benefícios para a saúde e salvamos vidas.

A interligação entre poluição do ar e mudanças climáticas exige uma abordagem coordenada. Estudos apresentados reforçam que os poluentes atmosféricos não atuam isoladamente, mas interagem em complexos mecanismos de feedback que podem amplificar ou mitigar seus efeitos. A integração de políticas pode melhorar a relação custo-benefício, aumentar a eficácia das estratégias de mitigação e resultar em significativos ganhos para a saúde pública.

A qualidade do ar está diretamente ligada a doenças respiratórias, cardiovasculares e ao agravamento de condições crônicas, especialmente em crianças, idosos e populações vulneráveis. Dados apresentados reforçam que a redução de poluentes climáticos de curta duração, como metano e carbono negro, pode trazer impactos positivos imediatos, reduzindo hospitalizações e óbitos prematuros.

Para avançarmos na implementação da abordagem Uma Atmosfera, é fundamental fortalecer a colaboração entre cientistas, formuladores de políticas e sociedade civil. A ciência já comprovou que políticas integradas podem reduzir drasticamente doenças e salvar milhões de vidas. Agora, o desafio é garantir que essa evidência se traduza em ação concreta. O compromisso com uma governança climática que priorize a saúde não é apenas uma questão ambiental, mas uma necessidade urgente para proteger o bem-estar de populações.