Bióloga pela USP, atua há 25 anos em captação de recursos para ONGs. Desde 2016, consultora parceira da Criando Consultoria em planejamento estratégico de captação de recursos, elaboração de projetos, implementação de planos de mobilização de recursos, apoio à criação de materiais de comunicação e seleção de captadores. Conselheira voluntária no Instituto Ar e no Instituto do Direito Coletivo.
Conselho
ANA PAULA DUGAICH
Formada em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie, começou sua carreira como redatora, foi diretora de criação e planejamento estratégico em agências de publicidade. Em 2018 fundou a Allma Hub com a missão de atualizar projetos, negócios e culturas aos anseios do mundo. Desde então se especializou em comunicação para projetos de impacto social, cursou Ciência Comportamental em INSEAD, participou do Summit SBCC (Social Behavior Change Communication) no Marrocos. Na Allma trabalha com 18 prefeituras espalhadas pelo Brasil produzindo toolkits, campanhas de comunicação e engajamento, narrativas e diálogos que ajudem as pessoas a se engajarem em temas urgentes e agirem. É parceira da Fundação Van Leer no trabalho pela primeira infância no Brasil.
Conselho Fiscal
CAROLINA REZENDE PASSOS
Mais de 25 anos de experiência em multinacionais, start ups e agências com cargos multidisciplinares e multiculturais nas áreas de controladoria, financeira, compliance, marketing, supply chain, compras e logística. Habilidade em gerenciar operações complexas em diferentes culturas e mercados, gerir mudanças e construir um time de alto potencial; forte liderança, resiliência, empatia, organizada, capacidade de planejar com visão estratégica, foco no resultado e implementar projetos diversos.
Conselho
FERNANDA CARVALHO
Relações públicas pela Universidade de São Paulo e mestre em comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Profissional com mais de 14 anos de experiência em comunicação integrada para grandes marcas de consumo, com carreira desenvolvida em agências e empresas multinacionais como Edelman e DuPont.
Conselho
RENA DE PAULA OROFINO
Com formação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), realiza pesquisa em educação em ciências, mais especificamente, no papel da educação científica na mitigação e reparação de discriminações sociais construídas e chanceladas pelas ciências naturais. Docente na Universidade Federal do ABC, junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, atua também na Comissão Especial para Pessoas Transgêneras, Transexuais e Travestis e participa do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia, ambos na UFABC.
Conselho
PHILIPE LISBONA
Administrador de empresas pela FGV e mestre em Sustentabilidade por Harvard, atua há mais de 20 anos com finanças sustentáveis e mudanças climáticas. Atualmente lidera a equipe ESG de instituições financeiras da IFC na América Latina.
Vice-Presidente - Conselho
MARINA SPIRANDELLI
Jornalista com especialização na área de Projetos Sociais e certificações em Sustentabilidade, Agile e Design Thinking. Atua na promoção da educação e do desenvolvimento de competências para pessoas e organizações que buscam transformação social. Trabalha na área de responsabilidade social da IBM como Gerente de Programa para IBM SkillsBuild, um programa gratuito que oferece oportunidades de capacitação e empregabilidade para populações vulneráveis.
Presidente - Conselho Fiscal
Luiz Simi
Luiz Simi é um profissional graduado em Administração pela FEA-USP, com especializações em Controladoria Internacional pela FIA e em Contabilidade Internacional (IFRS) pela FEBRABAN. Com mais de 25 anos de experiência, incluindo 7 anos como CFO em empresas nacionais e multinacionais, ele tem uma ampla vivência em finanças, com expertise em planejamento estratégico, gestão de capital, gerenciamento de risco e recuperação de empresas em situação de stress. Luiz possui experiência internacional na Alemanha e já ocupou cargos de CFO em grandes multinacionais como Siemens, Nokia, Syngenta e Advanta-UPL, além de empresas nacionais investidas de fundos de Private Equity.
Durante sua carreira, ele liderou com sucesso a gestão financeira do Grupo Cinesystem durante a pandemia de covid-19, garantindo a solvência da empresa através da renegociação com bancos e fornecedores, além da busca por alternativas de crédito. Em 2021, fundou a CSV Partners, uma assessoria empresarial focada em apoiar empresas de médio porte no processo de busca de captação de investimentos, além de oferecer serviços de "CFO as a Service" em alguns projetos, liderando a estruturação da área financeira das empresas.
Patrono - Conselho
Paulo Saldiva
Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Há mais de 25 anos pesquisa os efeitos da poluição do ar ambiente na saúde, incluindo estudos experimentais, epidemiológicos e clínicos. Pioneiro em Autópsia Minimamente Invasiva na Pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), membro do comitê científico da Organização Meteorológica para temas de Clima e Saúde, presidente do Comitê de Pesquisa da FMUSP, membro do Conselho Científico Comitê da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, EUA, membro do Comitê de Qualidade do Ar da OMS, membro do painel do International Agency for Research on Cancer (IARC) que avaliou a carcinogenicidade da poluição do ar ambiente. É coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental do CNPq e do Núcleo de Pesquisa em Autópsia e Imagenologia (NUPAI-FMUSP). Agraciado com a Medalha Anchieta (Câmara Municipal de SP), Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e com a Medalha Armando Salles de Oliveira. Ciclista e Gaitista.
Transparência
Como parte de nossa política de transparência e accountability, disponibilizamos publicamente nossos relatórios anuais de atividades, balanços fiscais e documentos institucionais.
O Instituto Ar foi fundado e é gerido por mulheres. A equipe está baseada em São Paulo e compõe as áreas administrativa, desenvolvimento institucional, comunicação, pesquisa, projetos e políticas públicas.
Brenda é graduada em Relações Internacionais e pós-graduada em Direitos Humanos e Responsabilidade Social e Gerenciamento de projetos, com foco em metodologias ágeis e colaborativas. Com sete anos de experiência em projetos de impacto socioambiental, Brenda atuou com planejamento estratégico, articulação de stakeholders, negociação com parceiros, mobilização comunitária e advocacy na garantia e salvaguarda de direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
Analista de Projetos
MARTINA HORVATH
Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e Pós Graduada em Gestão em Inovação Social pelo Amani Institute, cursado em Bangalore na Índia. Atua no terceiro setor desde 2013 em diferentes ONGs, sempre com atuação voltada para projetos socioambientais que impactam positivamente a sociedade. Têm experiência em projetos nacionais e internacionais, com diferentes focos e objetivos, tais como: mobilização de diferentes stakeholders (parceiros institucionais, voluntários, clientes, financiadores, etc); Desenvolvimento de projetos sociais; Gestão de recursos e de equipe; Captação de recursos e Gestão Institucional; Articulação e incidência política relacionada a temas transversais a Gestão Ambiental e Sustentabilidade, tais como: direito à cidade, mobilidade urbana e sustentável, consumo sustentável, saúde e meio ambiente, mudanças climáticas, entre outros.
Coordenadora de parcerias
ROBERTA MOURÃO
Graduada em Comunicação Social, com especialização em Marketing e pós-graduanda em Gestão ESG. Mais de quinze anos de experiência no Terceiro Setor como gestora de parcerias e projetos socioambientais e socioculturais, atuando no desenvolvimento e viabilização de projetos de impacto.
Analista de Comunicação e Desenvolvimento Institucional
MARIA VICTÓRIA BELIGNI
Graduanda em Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESACH), em São Paulo. Estudou Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Conta com cinco anos de experiência na área de comunicação e marketing digital, priorizando projetos de impacto social na área da saúde, sustentabilidade e educação. No Instituto Ar se dedica a fortalecer estratégias de comunicação e prospecção de parceiros.
Gerente de Projetos
CAMILA ACOSTA CAMARGO
Relações Públicas, mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com período na University of East Anglia, Reino Unido. Integra o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho. É professora convidada na Faculdade Cásper Líbero. Conta com sólida experiência em projetos para o terceiro setor, comunicação, engajamento, mobilização de recursos e marketing. Fundou a consultoria Eixo Social. Há 11 anos colabora com o Instituto Ar.
Diretora Executiva
EVANGELINA ARAÚJO
Médica com residência médica em Patologia Clínica e Microbiologia, Doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Gestão de Sustentabilidade pela Faculdade de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Idealizadora e diretora do Instituto Ar. Atua também como médica no Laboratório Central do Hospital das Clínicas da FMUSP e como consultora e pesquisadora na área de Saúde e Sustentabilidade.